413107.8939
centriflot@centriflot.com.br

Decanter centrífugo


O Decanter Centrífugo foi desenvolvido para a separação de fases com diferença de densidades através da atuação da força centrífuga, especialmente na separação de sólidos e líquidos. Fabricado em aço inox. Utilizado no desague de lodo da ETE, lodo físico, químico ou biológico, lodo de ETA e na recuperação de matéria prima em processos produtivos entre outros.

ilust3_produtos

Este equipamento destina-se a desaguar o lodo em excesso, gerado pelo tratamento, reduzindo o volume inicial, e permitindo a redução dos custos de transporte e disposição final.

O produto entra pelo tubo de alimentação e chega à parte central da rosca, onde é descarregado, este gira com uma rotação inferior à do tambor. Com a força centrífuga,as partículas sólidas vão se agrupando na parede do tambor, e são transportadas em direção à extremidade mais estreita. No extremo do tambor, os sólidos são centrifugados para a calha de retenção. As partículas líquidas escoam por entre as espirais da rosca em direção a terminação cilíndrica do tambor. A fase líquida purificada e clarificada sai por via de orifícios sem exercício de pressão. Todas as partes que entram em contato com o produto são fabricadas em aço inoxidável.

A centrifugação para desitradatação de lodo flotado:

A aplicação do decanter na desidratação do lodo flotado é relativamente simples. O material é bombeado do tanque de lodo flotado para o decanter por meio de uma bomba helicoida. O material desidratado, com cerca de 50 a 70% de umidade residual, sai do decanter diretamente para bags ou conteiners, a água clarificada pode seguir para a ETE ou voltar para o reuso como já ocorre em algumas plantas de produção, reduzindo-se assim o consumo de água.

As Vantagens do Processo:

– Reuso da água de lavagem (fechamento do circuito);
– Remoção de sólidos em até 80% da DBO da água enviada para as lagoas de
tratamento na ETE;
– Dimensões reduzidas, demandando pouco espaço para instalação;
– Diminuição da mão-de-obra;
– Manutenção simples;
– Operação segura;
– Baixo Consumo de energia;
– Excelente relação custo/benefício.

Vantagens do Decanter em relação a outros processos:

– O uso de leitos de secagem implicaria em utilização de áreas maiores, o que é indesejável para um empreendimento deste tipo. Além disso, os leitos podem se transformar em foco de proliferação de vetores, tornando a unidade incompatível com a atividade do empreendimento;
– O uso de filtro prensa desaguadora, tipo Belt-Press, implicaria na implantação de adensador, além de gerar um grande volume de efluentes na operação de lavagem das telas de filtração.
– Operação intermitente. A filtração deve ser interrompida, o mais tardar, quando os quadros estiverem cheios de torta;
– O custo da mão-de-obra de operação, montagem e desmontagem é elevado;
– A lavagem da torta, além de ser imperfeita, pode durar várias horas e será tanto mais demorada quanto mais densa for a torta. Suspensões de granulometria uniforme dão tortas homogêneas e, portanto mais fáceis de lavar.Partículas finas tendem a produzir tortas de lavagem difícil.

Concluindo: A centrífuga horizontal, apesar do custo de implantação ser um pouco
mais elevado, ocupa uma pequena área, é de funcionamento automático, continuo e não necessita do pré-adensamento do lodo, Portanto, apresenta a melhor relação custo/benefício.

CENTRIFLOT INDÚSTRIA DE MÁQUINAS LTDA
Rua Mark Twain, 370, São José dos Pinhais, PR, CEP 83.030-100, e-mail: centriflot@centriflot.com.br, telefone 41 3107.8939
© 2013 centriflot.com.br . Todos os direitos reservados.